A campanha Janeiro Branco tem como principal propósito convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, seu sentido e o seu propósito, além da qualidade de seus relacionamentos, o quanto conhecem sobre si mesmas e suas emoções.
O projeto nasceu em 2014 em Minas Gerais e é movido principalmente por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais pessoas que promovem a campanha em suas comunidades. O projeto é totalmente dedicado a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade, de forma gratuita e sem fins lucrativos.
Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:
1 — Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
2 — Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;
3 — Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
4 — Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5 — Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.
Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
1 — Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.
2 — Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.
3 — Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
4 — Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
5 — Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.
Para ajudar você pode compartilhar informações sobre o Janeiro Branco assim como utilizar os materiais disponibilizados em sua cidade e comunidade.
Todas as informações foram retiradas do site oficial da campanha Janeiro Branco.